5 dicas para começar o desfralde do seu pequeno

Pensando em começar o desfralde do seu pequeno? Então confira as nossas dicas para ter sucesso no processo.

O desfralde é uma fase que pode deixar alguns pais ansiosos. Afinal, é um importante marco no desenvolvimento de uma criança e representa um passo de autonomia e conhecimento do próprio corpo.

No entanto, o nervosismo dos pais pode acabar atrapalhando o processo, que não precisa ser complicado! Por isso, temos 5 dicas de ouro para você começar o desfralde do seu pequeno. Confira:

1 – Aguarde a criança estar pronta

meninoMuitas pessoas indicam o verão como uma boa oportunidade para dar início ao desfralde. Isso porque as crianças usam menos roupa e a sujeira pode ser menor em caso de escapes. É um ponto interessante, ainda mais em estados onde o inverno é mais rigoroso.

No entanto, não adianta forçar. Nem sempre a criança está preparada quando os pais querem começar o processo. Ela precisa dar sinais de que está pronta e isso com certeza é independente de estação e pode variar bastante em relação à idade, desde 1 ano e meio até 3 ou 4 anos, por exemplo. Mas como assim sinais para o desfralde?

Confira alguns indicativos de que seu filho está pronto para o desfralde:

– Ele já consegue abaixar e levantar a calça sozinho;
– Demonstra interesse em ver ou acompanhar os pais no banheiro, perguntando sobre xixi e cocô;
– Avisa que quer fazer cocô ou mesmo quando já fez;
– Fica incomodado com a fralda suja e/ou pede para tirar de vez em quando;
– Gosta de interagir com o penico ou a privada.

A criança não precisa dar todos os sinais da lista para ser considerada pronta para o desfralde. Às vezes também é possível observar outros pontos de maturidade que são favoráveis para deixar as fraldas. O importante é os pais sentirem que chegou a hora de tentar e estarem preparados para recuar, se necessário. O que nos leva ao item número 2 da nossa lista.

4529046139_e474709717_b2 – Às vezes é preciso dar um passo para trás

Forçar a situação não vai ajudar. Se você começar e ver que as coisas não estão fluindo naturalmente, talvez seja melhor recuar e aguardar um pouco mais. Pode ser que em questão de semanas ou até dias a criança sinta-se preparada para a nova fase. Ou ainda o mais indicado seja esperar alguns meses para uma nova tentativa. O importante é estar em sintonia com o seu filho para que o momento seja de alegria e descoberta ao invés de trauma.

3 –  Aposte na conversa

Para começar o desfralde, a melhor estratégia é a conversa. Explique onde é o banheiro e que a partir de agora o xixi e o cocô vão ficar no vaso. Fale para a criança que ela está crescendo e que isso é um motivo para comemorar! Torne o momento positivo e descontraído, sem pressão.

Também é fundamental destacar que acidentes acontecem e que repreender a criança não vai ajudar, muito pelo contrário. Quando um xixi ou cocô escapar, fale que tudo bem, que não tem problema e lembre que ela deve chamar quando estiver com vontade, pois você vai ajudá-la.

00fefcd8faTambém pergunte com frequência se a criança precisa ir ao banheiro, especialmente no início do desfralde. Com o tempo isso vai se tornar algo natural e ela mesmo vai começar a pedir quando tiver vontade.

4 – Conte com os acessórios certos

Os acessórios certos podem facilitar o desfralde para pais e filhos. Você pode optar por um troninho ou redutor para vaso sanitário. Alguns pais preferem ter os dois, para diferentes situações e para ver com qual a criança se adapta melhor.

Se preferir o redutor, use um banquinho para apoio dos pés, pois isso vai facilitar para a criança ficar em uma posição mais confortável. Para passeios e viagens, o redutor sanitário dobrável é uma excelente alternativa.

13d25af3145 – Deixe o processo divertido

Vale dar tchau para o cocô (clássica do desfralde!), cantar e inventar músicas ou apelar para histórias. Livros também podem ajudar, inclusive alguns explicam na linguagem infantil o que é o desfralde e incentivam os pequenos.

Além disso, quando a criança acertar, comemore junto! O reforço positivo vai ajudar a facilitar e deixar seu filho mais confiante e animado.

Gostou das dicas? Esperamos que o desfralde seja uma etapa importante de crescimento para o seu filho e que você possa ajudá-lo com tranquilidade e de maneira positiva.

 

 

 

Acesse o nosso blog e fique por dentro!
Em dúvidas entre em contato com a gente através do nosso Instagram @ambardobaltico.

NO INSTAGRAM

+550 mil seguidores no Instagram!

@ambardobaltico

FAQ - Central de Ajuda

Produtos em Destaque

Frete Grátis Brasil

sem valor mínimo

Âmbar 100% genuíno

Fornecedores de confiança

Garantia Exclusiva

6 meses para todas as peças

Compra Segura

Aceitamos todos os cartões

FILTRAR POR

CATEGORIA

PÚBLICO

COR

ACABAMENTO

TAMANHO

PEDRA NATURAL

MODELO

TIPO DE FECHO

Envie sua pergunta
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui é a Beatriz, caso tenha alguma dúvida eu estou aqui para te ajudar! É só enviar uma pergunta.