Amamentação

8 acessórios de amamentação que podem ajudar (e muito!)

Amamentar nem sempre é fácil. No entanto, alguns acessórios de amamentação podem ajudar e até fazer toda a diferença na sua história de aleitamento materno. Confira 8 itens e algumas dicas especiais de mãe!

1 – Almofada de amamentação: almofada no formato de um “U” que ajuda a posicionar o bebê na hora de mamar. Daiana Keller, mãe da Olívia, destaca a almofada como um acessório muito útil para auxiliar na postura e dar apoio, especialmente nas mamadas da madrugada.

Veja também: 4 dicas para ter sucesso na amamentação

e4e76d204c2 – Pomada de lanolina: protege os mamilos e ajuda a amenizar a dor no seio machucado. Um ponto positivo é que não precisa ser retirada antes do bebê mamar.

3 – Bomba elétrica de tirar leite:
item interessante para as mães que precisam se ausentar ou que querem deixar o leite materno para o bebê, ainda mais na volta ao trabalho. A bomba elétrica facilita a ordenha e a manutenção de um estoque de leite. Outra dica mais adequada para quem não pretende usar tanto a bomba é optar por um modelo de extrator de leite manual.

Confira: Amamentação e ordenha: 6 dicas fundamentais

4 – Recipiente para armazenar o leite: dica especial para as mães que fazem a ordenha. O recipiente evita o contato com o cheiro de alimentos que estão na geladeira e/ou congelador, facilita o transporte sem causar vazamentos e pode ser congelado e resfriado. Outra opção para quem quer ocupar menos espaço no congelador são os saquinhos para armazenar leite.

5 – Conchas de amamentação: dica da mamãe Priscilla Mückenheim, mãe da Ayla. “Ela ajuda a formar o bico do seio e evita que o peito empedre, já que o leite consegue escoar. Os únicos problemas são a limpeza, que precisa ser frequente para não ficar azedo, e lembrar de esvaziar a concha, porque quando vaza é uma meleca!”. Além disso, a consultora em aleitamento materno Silvia Briani destaca que a concha é favorável à proliferação de fungos, por isso é importante muita cautela: “A base dela também pode ocasionar obstrução de ductos entre outras coisas”.

banner-para-blog-ebook-2

6 – Bico de silicone: outra dica da Priscilla. “Como a Ayla nasceu antes do tempo, não desenvolveu o reflexo de sucção, então teve bastante dificuldade para mamar no começo. A boquinha dela era muito pequena e não conseguia abocanhar a mama. Na maternidade, fui orientada a usar o bico de silicone para que ela conseguisse pegar. De início não funcionou, mas no segundo dia em casa ela conseguiu mamar com o bico de silicone”. Stephanie Freitas, mãe da Manuela, relata que seu mamilo é plano invertido e que isso dificultou muito o início da amamentação. Até que ela começou a usar o bico de silicone: “Daí, para minha surpresa, a Manuela mamou. Mamou super bem. No início tive fissuras e foi tudo complicado. Mas aos poucos comecei a tirar o bico no fim da mamada, para ela ir acostumando com o seio, e deu certo”.

7 – Colar de amamentação: indicado para bebês maiores, para quando os pequenos começam a explorar o ambiente ao seu redor e se distraem com facilidade na hora de mamar. O colar pode ser usado pela mãe durante a amamentação para ajudar o bebê a se concentrar, promovendo estímulo tátil e visual de maneira segura e natural.

8 – Absorvente para seio: acessório conhecido, mas que é sempre bom destacar. Pode ser encontrado na versão lavável e na descartável. É importante especialmente no início, quando a produção de leite ainda não está regulada e podem ocorrer vazamentos.

Conheça aqui nossos produtos especiais de amamentação. Muito amor e muito leite!

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.