Amamentação

Amamentação e ordenha: 6 dicas fundamentais

Fazer a ordenha do leite materno nem sempre é uma tarefa simples. É uma entrega que exige disposição física e emocional da mulher, muitas vezes quando o bebê ainda é pequeno e a rotina não está bem definida. Por isso, confira 4 dicas fundamentais que podem ajudar no processo, deixando tudo menos exaustivo e estressante.

1 – Beba líquido: tenha sempre uma garrafinha por perto e capriche na ingestão de água, para ajudar na produção de leite.

2 – Relaxe: tente relaxar e inserir a ordenha em momentos mais tranquilos do dia. Depois do banho é uma boa hora, pois ele pode ajudar no processo de relaxamento.

3 – Durma bem: um bom sono também contribui para produção de leite, por mais difícil que isso possa parecer quando se tem um bebê pequeno em casa. Uma dica importante que pode ajudar no sono de toda família é ter uma rotina bem definida e consistente. Repita todos os dias as mesmas atividades, na mesma ordem. Por exemplo: banho, massagem, mamada e hora de dormir. Isso vai ajudar a sinalizar para o bebê desde cedo que é hora de descansar. Além disso, diminuir o ritmo da casa à noite também pode favorecer um sono tranquilo.

4 – Programe um estoque: ter um estoque ajuda a diminuir a pressão de ter que tirar determinada quantidade de leite todos os dias. Também é bom em casos de baixa de produção. Para fazer a programação, pense a partir de quando você vai ter que usar leite materno da ordenha para alimentar o bebê (em casos programados, como volta ao trabalho, por exemplo). Assim, comece a congelar o leite alguns dias antes, evitando ansiedade em cima da hora.

Confira aqui: sacos para armazenar leite materno e recipiente plástico para armazenar leite materno

5 – Escolha uma bomba ideal para sua demanda: uma bomba manual ou elétrica pode ajudar quando o assunto é ordenha. A manual é mais indicada para ordenhas esporádicas, como saídas eventuais da mãe com bebê que mama exclusivamente no peito. Já a elétrica é a melhor pedida para uso diário ou mais frequente.

6 – Tire o leite em um peito enquanto o bebê mama no outro: dica de ouro, especialmente para mulheres que não conseguem ordenhar muito leite. Com a ajuda da bomba elétrica ou manual, faça a ordenha em um seio ao mesmo tempo em que o bebê mama no outro. O estímulo do bebê tende a facilitar o processo.

Confira também: acessórios de amamentação

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Londres com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.