Colar de âmbar

Âmbar báltico: perguntas e respostas para tirar todas as suas dúvidas

O âmbar báltico tem se tornado cada dia mais popular e desperta a atenção das pessoas, especialmente pelos seus benefícios terapêuticos. E para tirar todas as suas dúvidas preparamos um pequeno guia sobre o âmbar, com perguntas e respostas.

Âmbar báltico: perguntas e respostas

O que é e seus benefícios

– O que é o âmbar báltico?

O âmbar é uma resina vegetal fóssil encontrada em diferentes lugares do mundo. No entanto, o âmbar das regiões banhadas pelo Mar Báltico, como Lituânia, Letônia e Estônia, é conhecido pelos seus benefícios terapêuticos, em função da quantidade de ácido succínico. Saiba mais sobre a origem do âmbar.

– Por que o uso do âmbar resulta em efeitos terapêuticos?

O âmbar báltico contém ácido succínico, uma substância que é liberada em contato com a pele, a partir do calor. O ácido succínico é um composto químico que possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e imuno-estimulantes.

– Quais os benefícios do âmbar báltico?

A maioria das pessoas procura os acessórios de âmbar, especialmente o colar, pelos seus benefícios terapêuticos. Em bebês e crianças, ele estimula o sistema imunológico, reduz as inflamações (especialmente na gengiva, quando estão nascendo os dentinhos) e age como um analgésico natural. Também pode ser usado por adultos e até animais. Em mulheres, uma das indicações é no alívio dos sintomas da TPM, a tensão pré-menstrual.

Confira mais benefícios relacionados ao uso do âmbar báltico.

Os acessórios de âmbar

– O âmbar possui validade?

Um acessório de âmbar báltico autêntico pode durar para sempre. Saiba mais sobre a autenticidade do âmbar báltico e confira dicas para cuidar e limpar o seu acessório de âmbar.

– Qual a diferença entre o colar, pulseira e tornozeleira em relação aos benefícios esperados com o uso do âmbar?

Recomenda-se que a pessoa use o acessório mais perto do sintoma que deseja tratar. Por exemplo: para bebês em fase de dentição o colar é mais adequado. Já para dores no punho e tendinite, por exemplo, prefira a pulseira.

No entanto, é uma dica geral e não significa que a pulseira de âmbar não pode ser eficaz no alívio de dores de cabeça. Apenas uma sugestão para potencializar as propriedades do âmbar.

– Os acessórios de âmbar são seguros?

Sim. Eles são feitos levando em consideração a segurança de bebês e crianças. O fio usado é de algodão, sendo mais resistente e seguro.

Os acessórios de âmbar também possuem um nó entre cada conta. Assim, caso a peça se rompa, apenas uma conta irá cair, sem desmanchar todo acessório.

Para dormir recomendamos que os pais retirem o colar do pescoço. Uma dica para manter o âmbar em contato com a pele por mais tempo durante o sono é usar o colar enrolado com duas ou três voltas no tornozelo da criança.

Como escolher o seu acessório de âmbar

– Por que existem diferentes tonalidades de âmbar? Como escolher?

O âmbar varia de amarelo brilhante para amarelo escuro ou laranja acastanhado, dependendo da sua idade e onde é encontrado. Apenas uma pequena quantidade de âmbar é clara, pelos efeitos do sol.

É importante destacar que a tonalidade do âmbar não influencia nos benefícios terapêuticos esperados com o seu uso. Portanto, a escolha da tonalidade do acessório é por uma preferência estética.

– Qual a diferença em relação ao âmbar polido e não polido?

O âmbar polido é mais brilhante, enquanto o não polido possui uma aparência mais fosca.

Destaca-se que o âmbar sem polimento pode ser levemente mais eficaz do que o âmbar polido, pois ao entrar em contato com a pele ele libera cerca de 3 a 4% maior quantidade de acido succínico.


– Como escolher o tamanho do acessório de âmbar?

Independente do acessório ser um colar, pulseira ou tornozeleira é importante prestar atenção no tamanho da peça. Recomenda-se tirar a medida do pescoço, pulso ou tornozelo da pessoa que vai usar a joia, para evitar problemas com o pedido.

Guia geral de medidas

Colar infantil (para bebês e crianças)
– 32 cm: costuma servir desde os primeiros meses de vida até 2 ou 3 anos
– 38 cm: geralmente serve bem a partir de 2 ou 3 anos
* Importante: o colar não deve ficar nem muito justo (para evitar incômodo) nem muito solto no pescoço (para a criança não levar à boca).

Colar adulto
Medidas a partir de 45 cm para a pessoa escolher conforme a preferência (mais próximo do pescoço ou mais longo, como no caso das opções com 55 cm).

Pulseira/tornozeleira infantil
14 ou 16,5 cm

Pulseira adulto
17, 19 ou 21 cm

Tornozeleira adulto
25 ou 28 cm

– O que significa o nome dos acessórios de âmbar na loja virtual?

Vamos decifrar para você o nome dos acessórios da BB + Lindo, para ficar mais fácil na hora de fazer o seu pedido.


A primeira descrição é referente à peça, indicando se é um colar, pulseira, tornozeleira ou brinco (os modelos de brincos são exclusivos para adultos).

Na sequência vai dizer se é um modelo infantil ou adulto, o que está relacionado com o tamanho do acessório.

Barroco é uma descrição referente ao formato das contas de âmbar. Abaixo uma imagem com os formatos disponíveis na BB + Lindo. Importante destacar que o formato das contas de âmbar não influencia nos efeitos terapêuticos do mesmo, sendo uma decisão estética.

Mel é referente à cor/tonalidade do âmbar.

Por fim, polido ou não polido é uma descrição do polimento.

Ainda tem dúvidas sobre o âmbar báltico ou está com dificuldade para escolher um modelo na loja virtual? Entre em contato com a gente que podemos ajudar! Estamos disponíveis pelas redes sociais, como Facebook e Instagram, além do atendimento pelo WhatsApp.

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.