Babywearing: como escolher o melhor modelo de canguru?

Saiba qual modelo de canguru escolher para a sua família, levando em consideração conforto, segurança, custo e benefício.

Babywearing é uma delícia! Além de promover o contato pele a pele e contribuir com a formação de vínculo entre o cuidador e o bebê, também facilita a rotina. Com um canguru ou sling, você carrega o bebê de forma segura e confortável, ficando com as mãos livres. Também representa praticidade no passeio em família ou na viagem, uma vez que é fácil de ser levado e não ocupa muito espaço na bolsa ou na mala.

Mas antes de investir em um canguru para carregar o seu bebê, é importante saber as principais diferenças entre os modelos, para fazer a melhor escolha levando em consideração conforto, utilidade, custo e benefício.

Canguru convencional: no canguru convencional o bebê não senta, é como se ele ficasse com as pernas penduradas. Com isso, seu peso fica apoiado na zona genital ao invés do bumbum, deixando a coluna em uma posição não-fisiológica e nem tão confortável, especialmente quando a criança fica durante um tempo maior no canguru. Isso faz pressão nas costas, pois elas ficam retas ao invés de curvadas.

A postura mais indicada em um carregador de bebê é com as pernas dobradas, no estilo “sapinho” ou com as pernas em “M”, que resulta no quadril relaxado e favorece o desenvolvimento das suas articulações. Também deixa a circulação de sangue livre. É como se a criança estivesse sendo carregada nos braços, só que com conforto para quem a carrega. Tal postura é observada no canguru ergonômico.

Provavelmente você encontrará opções mais em conta de cangurus convencionais. Porém, levando em consideração as suas características e o desenvolvimento do seu bebê, não é o melhor investimento.

Canguru ergonômico: respeita a fisiologia do bebê e também de quem o carrega. Em tal modelo de canguru, o bebê fica com as pernas abertas em um ângulo de aproximadamente 45º em relação ao eixo corporal (sendo a abertura das pernas um ângulo de 90º). O quadril fica flexionado de forma que os joelhos ficam em uma altura um pouco acima ao bumbum.

canguru-ergonomico

No canguru ergonômico, as costas do bebê ficam levemente curvadas, sem pressão na coluna, obedecendo a fisiologia natural e o correto desenvolvimento da coluna. Para os pais, o peso cai sobre os quadris, não tendo qualquer pressão na zona lombar.

canguru_ergonomico

A posição é considerada ergonômica e fisiologicamente correta pois permite que a cabeça do fêmur fique encaixada dentro da articulação do quadril. A postura inclusive previne problemas posteriores em relação à articulação do quadril e ajuda a resolver casos de displasia de quadril leves.

O canguru ergonômico é indicado quando a criança começa a sentar, por volta de 5 meses. Seu uso geralmente pode seguir até aproximadamente 18 kg, mas é sempre importante observar a recomendação do modelo. Ele também permite diferentes posições, como lateral e nas costas.

Canguru evolutivo: o canguru evolutivo também é ergonômico. A principal diferença é que ele pode também ser usado com crianças menores, a partir de 3 meses (5,5 kg). Isso é possível a partir dos seus ajustes, sem necessidade de nenhum acessório extra. Então, possivelmente é uma opção com melhor custo x benefício, pois poderá ser usado por mais tempo e levando em consideração o bem-estar do bebê e seu desenvolvimento saudável.

Importante destacar que independente do modelo de canguru, a posição com o bebê virado para frente não é indicada. Isso porque a criança é obrigada a curvar a coluna na posição contrária à fisiológica, ficando mais ereta. Também não é adequado para quem carrega o bebê, pois pode prejudicar ombros, costas e sobrecarregar o assoalho pélvico.

A partir das dicas, você poderá escolher o modelo mais adequado para a sua família, levando sempre em consideração o conforto e a segurança para momentos especiais e de muita sintonia!

Acesse o nosso blog e fique por dentro!
Em dúvidas entre em contato com a gente através do nosso Instagram @ambardobaltico.

NO INSTAGRAM

+550 mil seguidores no Instagram!

@ambardobaltico

FAQ - Central de Ajuda

Produtos em Destaque

Frete Grátis Brasil

sem valor mínimo

Âmbar 100% genuíno

Fornecedores de confiança

Garantia Exclusiva

6 meses para todas as peças

Compra Segura

Aceitamos todos os cartões

FILTRAR POR

CATEGORIA

PÚBLICO

COR

ACABAMENTO

TAMANHO

PEDRA NATURAL

MODELO

TIPO DE FECHO

Envie sua pergunta
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui é a Beatriz, caso tenha alguma dúvida eu estou aqui para te ajudar! É só enviar uma pergunta.