Babywearing

Babywearing: como escolher o melhor modelo de canguru?

Babywearing é uma delícia! Além de promover o contato pele a pele e contribuir com a formação de vínculo entre o cuidador e o bebê, também facilita a rotina. Com um canguru ou sling, você carrega o bebê de forma segura e confortável, ficando com as mãos livres. Também representa praticidade no passeio em família ou na viagem, uma vez que é fácil de ser levado e não ocupa muito espaço na bolsa ou na mala.

Leia também:
Como carregar seu bebê no sling com segurança
Babywearing: 4 curiosidades sobre carregar o seu bebê bem pertinho

Mas antes de investir em um canguru para carregar o seu bebê, é importante saber as principais diferenças entre os modelos, para fazer a melhor escolha levando em consideração conforto, utilidade, custo e benefício. E para isso, confira as dicas da BB + Lindo:

Canguru convencional: no canguru convencional o bebê não senta, é como se ele ficasse com as pernas penduradas. Com isso, seu peso fica apoiado na zona genital ao invés do bumbum, deixando a coluna em uma posição não-fisiológica e nem tão confortável, especialmente quando a criança fica durante um tempo maior no canguru. Isso faz pressão nas costas, pois elas ficam retas ao invés de curvadas.

A postura mais indicada em um carregador de bebê é com as pernas dobradas, no estilo “sapinho” ou com as pernas em “M”, que resulta no quadril relaxado e favorece o desenvolvimento das suas articulações. Também deixa a circulação de sangue livre. É como se a criança estivesse sendo carregada nos braços, só que com conforto para quem a carrega. Tal postura é observada no canguru ergonômico.

Provavelmente você encontrará opções mais em conta de cangurus convencionais. Porém, levando em consideração as suas características e o desenvolvimento do seu bebê, não é o melhor investimento.

Canguru ergonômico: respeita a fisiologia do bebê e também de quem o carrega. Em tal modelo de canguru, o bebê fica com as pernas abertas em um ângulo de aproximadamente 45º em relação ao eixo corporal (sendo a abertura das pernas um ângulo de 90º). O quadril fica flexionado de forma que os joelhos ficam em uma altura um pouco acima ao bumbum.

 

No canguru ergonômico, as costas do bebê ficam levemente curvadas, sem pressão na coluna, obedecendo a fisiologia natural e o correto desenvolvimento da coluna. Para os pais, o peso cai sobre os quadris, não tendo qualquer pressão na zona lombar.

A posição é considerada ergonômica e fisiologicamente correta pois permite que a cabeça do fêmur fique encaixada dentro da articulação do quadril. A postura inclusive previne problemas posteriores em relação à articulação do quadril e ajuda a resolver casos de displasia de quadril leves.

O canguru ergonômico é indicado quando a criança começa a sentar, por volta de 5 meses. Seu uso geralmente pode seguir até aproximadamente 18 kg, mas é sempre importante observar a recomendação do modelo. Ele também permite diferentes posições, como lateral e nas costas.

Canguru evolutivo: o canguru evolutivo também é ergonômico. A principal diferença é que ele pode também ser usado com crianças menores, a partir de 3 meses (5,5 kg). Isso é possível a partir dos seus ajustes, sem necessidade de nenhum acessório extra. Então, possivelmente é uma opção com melhor custo x benefício, pois poderá ser usado por mais tempo e levando em consideração o bem-estar do bebê e seu desenvolvimento saudável.

Importante destacar que independente do modelo de canguru, a posição com o bebê virado para frente não é indicada. Isso porque a criança é obrigada a curvar a coluna na posição contrária à fisiológica, ficando mais ereta. Também não é adequado para quem carrega o bebê, pois pode prejudicar ombros, costas e sobrecarregar o assoalho pélvico.

A partir das dicas, você poderá escolher o modelo mais adequado para a sua família, levando sempre em consideração o conforto e a segurança para momentos especiais e de muita sintonia!

 

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.