Babywearing para iniciantes: o que preciso saber? Por onde começo?

Babywearing para iniciantes: o que preciso saber? Por onde começo?

Os carregadores de bebê possuem vários benefícios para pais e filhos. Eles representam praticidade na rotina e podem ser usados em diferentes situações. Quem experimenta e gosta relata que acaba se tornando um verdadeiro estilo de vida para a família! Por isso apresentamos nosso pequeno guia de babywearing para iniciantes. Todas as dicas para você que se interessa pelo assunto, mas ainda tem algumas dúvidas.

Babywearing para iniciantes

1 – O que é babywearing?

É o ato de carregar o bebê como se estivesse “vestindo” a criança. Popular em diferentes culturas, inclusive na indígena e africana, o babywearing pode ser praticado através de diferentes modelos de slings e cangurus, também chamados de carregadores de bebês.

2 – Benefícios do babywearing

Ter o bebê em contato corpo a corpo através de um sling ou canguru representa uma série de benefícios para os pais e os pequenos. Confira alguns:

– Favorece a formação de vínculo através do contato físico.
– É aconchegante e confortável para o bebê.
– A proximidade e os sons do corpo, como as batidas do coração de quem carrega o bebê, remetem o pequeno ao ambiente do útero, transmitindo assim tranquilidade e familiaridade para a criança.
– A posição vertical ajuda bebês com refluxo, proporcionando conforto.
– Representa praticidade na rotina dos pais, deixando as mãos livres para outras atividades.
– É um alivio para a coluna dos cuidadores da criança, que podem sentir dores ao carregar o bebê no colo por muito tempo sem um suporte como o de um sling ou canguru.

3 – A partir de que idade o babywearing é recomendado?

A partir do nascimento! O babywearing não tem restrições, mas é fundamental observar qual o melhor modelo para cada faixa etária. Além disso, os pais devem estar atentos ao peso da criança. Os fabricantes geralmente possuem indicações de idade e peso, considerando a segurança e o desenvolvimento corporal do bebê.

4 – São tantos modelos! Qual escolher?

No início pode parecer difícil escolher entre tantas opções disponíveis no mercado. No entanto, algumas perguntas podem ajudar:

– Qual a idade e peso da criança?
– Os pais querem usar o carregador em casa ou mais em passeios e viagens?
– Qual o investimento desejado? A curto, médio ou longo prazo?

Temos aqui um artigo que apresenta alguns modelos de carregadores e fala as características de cada um:
Tipos de slings: como escolher o modelo ideal para você

5 – É seguro usar um carregador de bebê?

Sim, mas como já destacamos você deve ter atenção na hora de escolher o modelo adequado. Além disso, é essencial observar a posição do bebê para que ele fique confortável e em uma posição ergonômica.

Leia também:
Como carregar seu bebê no sling com segurança

6 – O que é uma posição ergonômica? Por que a ergonomia é importante?

Uma posição ergonômica é uma posição favorável para o desenvolvimento corporal. Em um carregador, é fundamental que a espinha, pélvis e quadril do bebê estejam apoiados de forma adequada. E para isso alguns pontos devem ser observados, como a coluna não estar excessivamente reta (a posição correta é no formato de um “C”) e os joelhos flexionados acima do quadril para apoio da coluna (pernas no que chamamos de posição “M”).

Além disso, a ergonomia também é importante para o adulto que carrega a criança. Com um modelo de carregador ergonômico ele terá mais conforto e segurança.

Para saber mais:
O que é um carregador de bebê ergonômico? E por que isso é importante?

Dicas finais de babywearing para iniciantes:

– Se você tem medo de não se adaptar ou não gostar de usar um carregador com o seu filho comece por um modelo mais simples, que vai representar um investimento menor, para teste. Se seu bebê ja consegue sustentar o pescoço sozinho (depois dos 3 meses), escolha um carregador pré-estruturado, que não exige muitas amarrações e ajustes, como o mei tai.

– Outra sugestão é trocar experiências com outras famílias que usam os carregadores na rotina e podem contribuir com um relato mais pessoal.

– Leia bem as instruções do fabricante antes de comprar o seu modelo, para não ter dúvidas sobre as indicações de peso, idade e uso.

– Vídeos no YouTube mostrando amarrações e posições ajudam bastante na hora de começar a usar o seu carregador. Indicamos os canais dos nossos fornecedores: Jenipano e Upa Slings!

– Tem dúvidas específicas sobre os modelos e qual escolher? A BB + Lindo pode ajudar! Você pode nos mandar uma mensagem pelo Facebook, Instagram ou WhatsApp (clicando no banner abaixo). A partir do seu relato e necessidades podemos sugerir as melhores opções.

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de três, o Vítor, a Clara e o Lucas. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.

Related Posts