Criação com apego

Cama compartilhada: 4 benefícios de dormir com os filhos

A cama compartilhada é um tema um tanto quanto controverso no universo da maternidade e paternidade. Os pais que não abrem mão de dormir com os filhos ressaltam os benefícios e a melhor qualidade de sono da família. Já os que nem cogitam a ideia, questionam como fica a intimidade do casal e a segurança da prática.

O hábito de dormir com os filhos é condenado por academias de pediatria, incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pelo risco de morte súbita do recém-nascido. Um estudo do jornal Pediatrics analisou 8.207 casos registrados nos Estados Unidos entre 2004 e 2012. Em 69% das situações os bebês dormiam com os pais.

Por outro lado, um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Neurologia da Universidade da California concluiu que a prática do co-sleeping melhora a qualidade do sono dos bebês e diminui os riscos da morte súbita.

E conforme os pais que dormem com os filhos e profissionais que recomendam a prática, os benefícios da cama compartilhada vão além do sono mais tranquilo para os pequenos. Confira 4 benefícios destacados:

baby-1151345_19201 – Qualidade de sono da família: não são só os filhos que dormem melhor. Os pais também acabam tendo mais qualidade quando o assunto é sono, por acordarem menos vezes. Assim, conseguem ter mais energia e disposição para dar atenção às crianças.

2 – Amamentação: o aleitamento materno também pode ser beneficiado com a cama compartilhada. Pesquisas apontam que mulheres que compartilham a cama com os filhos amamentam por mais tempo. Além disso, a prática de co-sleeping ajuda as mães que amamentam a ficarem menos exaustas, física e emocionalmente.

3 – Contato pele a pele: favorece o desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos, proporcionando conforto e segurança.

4 – Necessidades atendidas: as crianças que dormem com os pais têm as suas necessidades prontamente atendidas. Os pais estão perto para verificar qualquer desconforto, como calor, frio, febre ou tosse. Assim, conseguem logo atender a criança.

Veja também: Amamentação: dicas valiosas para mães de primeira viagem

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Londres com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.