Datas comemorativas

Carnaval com crianças: 5 dicas para curtir tranquilo

Curtir o carnaval com crianças é possível e também pode ser muito divertido! Claro que com filhos a festa é um pouquinho diferente e pensando nisso temos 5 dicas especiais para as famílias:

Foto destaque do post: cliente @mariajaboticaba com colar de âmbar da BB + Lindo

Dicas para o carnaval com crianças

1 – Dê preferência para fantasias leves

Criança fantasiada é uma fofura! No entanto, no carnaval os pais precisam levar em consideração a temperatura e onde será a folia. Isso porque geralmente é calor e alguns tecidos de fantasias não favorecem a transpiração.

Uma dica bacana é usar uma roupa mais básica, mas caprichar nos acessórios! Chapéu de pirata, unicórnio ou tiara de arco-íris.

Uma saia tutu com uma regata básica sempre funciona bem e pode se transformar em diferentes fantasias conforme a cor.

Para os bebês, a dica é optar por bodies divertidos ou babadores coloridos do tipo bandana. Assim os pequenos entram no clima com todo conforto!

Ah: e atenção aos detalhes das roupas de carnaval ou fantasias. Verifique se os botões estão bem presos, bem como qualquer detalhe que pode se desprender.

2 – Atenção para hidratação!

E por falar em calor, a dica de ouro é: água, água e água! Mantenha os pequenos bem hidratados, porque a tendência é transpirar bastante, ainda mais em lugares cheios e com a agitação da festa, marcada por muita dança e alegria.

Tenha sempre uma garrafinha térmica na bolsa. Inclusive, algumas mochilas possuem bolso térmico, o que é ótimo para pequenos lanches e para manter a temperatura das bebidas nos passeios em família.

3 – Não esqueça os lanchinhos

Principalmente quando o passeio vai se prolongar é bom levar um lanchinho de casa. Isso evita pedidos inesperados de “tô com fome” quando não tem nenhuma boa opção por perto. Confira AQUI algumas dicas na hora de preparar a lancheira das crianças para o passeio ou viagem em família.

4 – Segurança nunca é demais


E quando a gente pensa em carnaval com crianças uma preocupação é inevitável: a segurança dos pequenos. Principalmente em lugares cheios como bloquinhos ou desfiles é bom ter uma atenção extra.

Antes de sair de casa converse com a criança explicando sobre o passeio e a importância de ficar junto da família (dar a mão, não correr para longe e obedecer quando os pais chamarem).

Uma sugestão útil é fazer uma pulseira com os dados dos pais (especialmente telefone) para colocar no pulso da criança.

Com os bebês e pequenos até 2 ou 3 anos uma boa estratégia é usar um carregador como sling ou canguru. Alguns modelos são adequados até a criança ter 18 kg, então você pode carregá-la juntinho do seu corpo com conforto e segurança.

5 – E a rotina, como fica? 

Carnaval com crianças e rotina não parece combinar muito bem, não é? Em função da programação da família os horários podem mudar um pouquinho, exigindo algumas adaptações.

Se a criança é acostumada a fazer sonecas tente manter um momento de descanso diariamente. Isso porque sem o soninho da tarde os pequenos tendem a ficar mais irritados e chorões.

Se for sair de carro tente conciliar o momento em que a família estará em trânsito para a criança descansar no próprio trajeto. Isso já pode ajudar a garantir uma soneca mais sossegada.

Esperamos que as dicas ajudam a sua família a ter um excelente carnaval com crianças. Boa festa!

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.