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Pós-parto: 5 dicas para cuidar do seu corpo depois que o bebê nasce4 minutos de leitura

15/04/2019 4 min read

Pós-parto: 5 dicas para cuidar do seu corpo depois que o bebê nasce4 minutos de leitura

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Durante a gravidez o foco é na mãe. Como ela está, como se sente. Não faltam cuidados para a saúde física e mental. Já no pós-parto a situação muda e a atenção se volta para o recém-nascido. Ele é a prioridade e no turbilhão do puerpério é muito fácil que a mulher se deixe de lado.

Contudo, cuidar do corpo e da saúde é importante para se manter bem e ter energia para a nova dinâmica familiar. Sabemos que muitas vezes isso pode ser extremamente difícil na adaptação com um bebê, mas justamente para facilitar temos algumas dicas práticas para você tentar incorporar na rotina aos poucos.

1 – Tenha sempre opções de lanches fáceis ao seu alcance

Cuidar de um bebê é intenso! E assim como em alguns dias você se sente a Mulher Maravilha por conseguir dar uma geral na casa e até tomar um banho e lavar o cabelo com calma, em outros não sobra tempo nem para uma refeição decente. Pensando nisso, tenha sempre alguns lanches saudáveis “na manga” para evitar grandes intervalos sem comer ou se jogar em opções de pouca qualidade nutricional.

Algumas sugestões:

  • Frutas: quando comprar já deixe o que for possível limpo e guardado pronto para o consumo.
  • Vitaminas: você pode congelar diferentes combinações de frutas e verduras para o preparo de vitaminas. Assim, quando a fome chegar é só bater uma mistura no liquidificador. Para turbinar você pode adicionar sementes, como chia e linhaça.
  • Bolachas integrais: para variar o consumo você pode passar manteiga, requeijão ou cream-cheese em cima e até finalizar rapidinho com uma rodela de tomate.
  • Cookies de amamentação: são cookies com aveia para ajudar a produção de leite materno. Você pode conferir uma sugestão de receita aqui.

2 – Capriche na ingestão de água

A água vai ajudar a diminuir o inchaço do corpo no pós-parto e favorecer a produção de leite materno. Uma dica para tomar mais água é ter uma garrafa sempre abastecida em locais estratégicos da casa, como ao lado da cama, perto da poltrona de amamentação, etc.

3 – Mexa-se!

Um alongamento simples ao acordar ou antes de dormir pode ajudar (e muito!) na sensação de bem-estar corporal no pós parto. Além disso, pequenas caminhadas com o seu bebê no sling ou no carrinho também fazem muito bem, não só para o corpo, mas para a mente.

Pode ser um percurso rápido para ir ao mercado perto de casa ou uma voltinha com o cachorro. Não importa! O fundamental é se mexer, mesmo que em ritmo leve. O foco aqui não é exercício físico ou perda de peso e sim saúde física e emocional!

4 – Atenção para o sono

Algo que mexe muito com a saúde da mulher no pós-parto é a privação de sono. O bebê acorda várias vezes na madrugada, a rotina é intensa e a gente sente como se tivesse sido atropelada, não é?

Por isso, a hora de dormir tem que ser sagrada, pensando em qualidade e quantidade de sono. No quesito qualidade evite eletrônicos quando acordar de madrugada para atender o seu bebê (aquela espiada clássica no celular durante as mamadas noturnas). Isso porque a luz azul emitida pelos aparelhos atrapalha a produção do hormônio do sono e pode prejudicar para você adormecer novamente.

Pense também no seu ambiente de sono. Vale a pena investir em cortinas blackout para que o quarto fique mais escuro (isso ajuda até para você descansar um pouco de dia durante as sonecas do bebê). Outra dica é apostar no óleo essencial de lavanda. Algumas gotinhas no travesseiro são ótimas para um sono mais tranquilo.

Já na quantidade de sono… sabemos que não é tão simples assim quando se tem um recém-nascido em casa! Mas vale aquela máxima: descanse quando o bebê dorme. E aceite ajuda. Seja para as tarefas de casa ou para alguns cuidados com o bebê.

5 – Não subestime o poder de um corte de cabelo

No pós-parto a auto-estima pode ficar abalada. Isso porque com a atenção voltada para o bebê e a nova rotina não sobra muito tempo para alguns cuidados que antes eram naturais, como pequenos rituais de beleza, como cremes faciais, corporais, fazer as unhas, etc.

Então, a nossa dica é abraçar o puerpério e se permitir passar semanas trocando de um pijama para o outro. Faz parte dessa fase inicial curtir o caos e aquele tempo paralelo que só quem tem um RN em casa sabe como é.

No entanto, quando você se sentir pronta para variar no penteado coque recém parida ou rabo de cavalo feito em 5 segundos saiba que um corte de cabelo é uma injeção de ânimo. Parece bobo, mas um momento de cuidado pessoal depois de semanas de imersão em fraldas, mamadas e arrotos pode ser exatamente o que você precisa para se sentir bem e dar um up no astral.

Que as dicas sejam úteis e ajudem na sua vivência do pós-parto! Afinal, uma mãe feliz consigo mesma vai ter mais disposição e leveza para cuidar do seu filho.