Colar de âmbar

Cuidados com o âmbar báltico: 9 dicas para preservar e limpar o seu acessório

Alguns cuidados com o âmbar báltico vão garantir que você aprecie o seu acessório por mais tempo. Por isso, hoje apresentamos 9 dicas especiais em relação ao uso, armazenagem e limpeza das joias de âmbar.

O âmbar báltico

O âmbar báltico é uma resina natural que em contato com a pele libera pequenas e imperceptíveis doses de um ácido chamado ácido succínico. Ele tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e resulta em benefícios terapêuticos para bebês, crianças e adultos que utilizam os acessórios de âmbar báltico.

O ácido succínico é liberado através do contato com o calor natural da pele. Sendo assim, as contas de âmbar exigem alguns cuidados, para que produtos químicos e outros elementos não prejudiquem tal processo de absorção.

* Confira também:
4 curiosidades sobre o âmbar báltico e sua origem

Cuidados com o âmbar

1 – Evite o contato das contas de âmbar com cremes para pele, como hidratantes, protetor solar ou soluções como perfumes e sprays de cabelo. A mesma dica vale para maquiagem.

2 – Não é recomendado usar o colar de âmbar em piscinas com cloro, pois isso pode desgastar o fio do acessório e deixar as contas com aspecto opaco.

3 – Para tomar banho de mar não é fundamental tirar o seu acessório. No entanto, como já destacamos, não é recomendado que as contas de âmbar báltico entrem em contato com protetor solar, então isso deve ser observado pensando nos cuidados com o âmbar.

4 – Em relação ao banho diário a nossa dica é tirar o acessório. Isso porque o contato constante com a água pode desgastar o fio. Além disso, o banho pode deixar algum resíduo de sabonete, shampoo ou condicionador na joia de âmbar.

5 – Recomendamos que você guarde o seu acessório de âmbar sem contato direto com outros acessórios, especialmente peças de metal ou outros materiais rígidos. Isso evita danos e arranhões nas contas, o que pode prejudicar a aparência do acessório.

6 – Também indicamos que os acessórios de âmbar báltico sejam guardados longe da luz solar direta.

7 – Remova a poeira do seu acessório de âmbar com uma flanela ou pano suave. Se precisar, você pode umedecer o tecido com água em temperatura ambiente. Nunca utilize água quente ou fervendo para a limpeza das contas.

8 – Não utilize produtos de limpeza de joias em acessórios de âmbar. Isso pode danificar as contas, em função da delicadeza das mesmas.

9 – Confira uma sugestão para uma limpeza mais minuciosa dos acessórios de âmbar. Você vai precisar dos seguintes produtos:

– Recipiente com água
– Escova de dente
– Sabonete líquido
– Óleo de oliva (o âmbar perde seu brilho com o passar do tempo, então uma gotinha de óleo na água pode trazer brilho novamente)
– Toalha

Coloque uma pequena quantidade de sabonete líquido no recipiente com água e uma gota de óleo de oliva. Mergulhe delicadamente o acessório de âmbar. Esfregue de forma suave as contas de âmbar com a escova de dente. Enxágue para tirar qualquer resíduo de sabonete e em seguida seque com a toalha.

Com as nossas dicas de cuidados com o âmbar seu acessório com certeza vai manter a sua beleza e durar por muito mais tempo.

* Não deixe de conferir na loja virtual da BB + Lindo todos os modelos de joias de âmbar báltico para bebês, crianças e adultos.

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.