Criação com apego, Educação

Disciplina positiva: sugestões práticas para a rotina com os filhos

A disciplina positiva é um caminho na relação entre pais e filhos que não visa usar a punição como forma de educação. Ela prioriza o respeito à criança, técnicas gentis de repreensão e é totalmente contra a violência física e verbal.

Na disciplina positiva o castigo e a palmada não têm vez. No entanto, isso não significa que os pais toleram tudo que os filhos fazem e são permissivos. Eles optam por formas alternativas, na tentativa de manter um vínculo positivo e respeitoso.

Pode parecer complicado, mas não é. Com um pouco de paciência e persistência a criança começa a entender os sinais dos pais e na prática a rotina pode se tornar muito mais leve e dinâmica, com a família em sintonia.

Por isso, separamos algumas dicas práticas que podem ajudar na rotina com os filhos:

pai1 – Dê uma segunda chance: não precisa ser regra geral, mas avalie a situação. Explique que dará uma outra chance, pois confia na criança e acredita que ela vai se comportar a partir de então ou que pode melhorar o que fez de errado.

2 – Saiba perguntar e ouvir: às vezes as crianças fazem coisas que nós não entendemos. Por isso, antes de julgar que ela está desobedecendo ou impor que o comportamento é errado, procure perguntar o motivo dela ter feito determinada coisa e olhar a situação do ponto de vista da criança.

3 – Conte histórias: as histórias podem retomar situações da rotina e ajudar com ensinamentos preciosos de comportamento e valores. A hora de dormir é um excelente momento para tal troca, com personagens e uma pitada de imaginação.

4 – Dê opções: quando a criança não quer fazer algo que você pede, como comer uma fruta, procure dar opções. “Você quer maçã ou banana?”. Assim, os pequenos se sentem valorizados e incluídos no processo de tomada de decisões, aceitando com mais facilidade as tarefas e ações.

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.