Disciplina positiva: sugestões práticas para a rotina com os filhos

A disciplina positiva visa uma relação de respeito e confiança entre pais e filhos. Saiba mais sobre e confira dicas práticas para a rotina familiar.

A disciplina positiva é um caminho na relação entre pais e filhos que não visa usar a punição como forma de educação. Ela prioriza o respeito à criança, técnicas gentis de repreensão e é totalmente contra a violência física e verbal.

Na disciplina positiva o castigo e a palmada não têm vez. No entanto, isso não significa que os pais toleram tudo que os filhos fazem e são permissivos. Eles optam por formas alternativas, na tentativa de manter um vínculo positivo e respeitoso.

Pode parecer complicado, mas não é. Com um pouco de paciência e persistência a criança começa a entender os sinais dos pais e na prática a rotina pode se tornar muito mais leve e dinâmica, com a família em sintonia.

Por isso, separamos algumas dicas práticas que podem ajudar na rotina com os filhos:

Disciplina positiva: sugestões práticas para a rotina com os filhos1 – Dê uma segunda chance: não precisa ser regra geral, mas avalie a situação. Explique que dará uma outra chance, pois confia na criança e acredita que ela vai se comportar a partir de então ou que pode melhorar o que fez de errado.

2 – Saiba perguntar e ouvir: às vezes as crianças fazem coisas que nós não entendemos. Por isso, antes de julgar que ela está desobedecendo ou impor que o comportamento é errado, procure perguntar o motivo dela ter feito determinada coisa e olhar a situação do ponto de vista da criança.

3 – Conte histórias: as histórias podem retomar situações da rotina e ajudar com ensinamentos preciosos de comportamento e valores. A hora de dormir é um excelente momento para tal troca, com personagens e uma pitada de imaginação.

4 – Dê opções: quando a criança não quer fazer algo que você pede, como comer uma fruta, procure dar opções. “Você quer maçã ou banana?”. Assim, os pequenos se sentem valorizados e incluídos no processo de tomada de decisões, aceitando com mais facilidade as tarefas e ações.

Acesse o nosso blog e fique por dentro!
Em dúvidas entre em contato com a gente através do nosso Instagram @ambardobaltico.

NO INSTAGRAM

+550 mil seguidores no Instagram!

@ambardobaltico

FAQ - Central de Ajuda

Produtos em Destaque

Frete Grátis Brasil

sem valor mínimo

Âmbar 100% genuíno

Fornecedores de confiança

Garantia Exclusiva

6 meses para todas as peças

Compra Segura

Aceitamos todos os cartões

FILTRAR POR

CATEGORIA

PÚBLICO

COR

ACABAMENTO

TAMANHO

PEDRA NATURAL

MODELO

TIPO DE FECHO

Envie sua pergunta
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui é a Beatriz, caso tenha alguma dúvida eu estou aqui para te ajudar! É só enviar uma pergunta.