Criação com apego

Como ensinar o seu bebê a dormir sem choro: 4 dicas práticas

É sim possível ensinar o seu bebê a dormir sem choro desde as primeiras semanas de vida. Por mais que no início seja difícil ter uma rotina, algumas dicas práticas ajudam a garantir bons hábitos para o sono que vão fazer a diferença conforme o seu filho for crescendo.

Afinal, a privação de sono é uma dificuldade muito grande para as famílias. Pais que conseguem ter um bom descanso vão ter mais energia para dar atenção aos seus bebês. Além disso, um sono de qualidade é importantíssimo para o desenvolvimento e a saúde dos pequenos.

Então, confira dicas práticas que vão ajudar o seu bebê a dormir sem choro. Sugestões que levam em consideração os ciclos de sono e seu funcionamento nos primeiros de vida. Tudo para uma abordagem gentil e com muita empatia!

4 dicas práticas para o bebê dormir sem choro (desde RN!)

1 – Observar as janelas de sono

Você já ouviu falar em janela de sono? É o período entre uma soneca e outra que o bebê consegue se manter acordado. Conforme a criança cresce, a janela de sono vai aumentando.

Mas por que é fundamental observar a janela de sono? Se o seu bebê fica tempo demais acordado e “passa do ponto” provavelmente você terá mais dificuldade para fazê-lo adormecer. A tendência é que a criança lute contra o sono, o que pode ocasionar o efeito vulcânico.

O efeito vulcânico ocorre pela produção de cortisol, também conhecido como hormônio do estresse. Ele anula os efeitos do hormônio do sono e o resultado é a relutância para dormir, que costuma ser marcada por muito choro.

É um verdadeiro ciclo e para evitá-lo você pode ter como referência as seguintes janelas de sono.

Tempo que o bebê pode ficar acordado entre um sono e outro:

De 0 a 1 mês: 40 min no máximo
De 1 a 2 meses: de 40 a 60 min
De 2 a 3 meses: de 60 a 80 min
De 3 a 4 meses: de 60 a 90 min
De 4 a 6 meses: até 1h45 (no máximo 2h)
De 6 a 8 meses: 2h30 (no máximo 3h)
De 8 a 12 meses: até 3h30 (no máximo 4h)

2 – Reconhecer os sinais de sono

Os sinais de sono costumam aparecer antes da criança entrar em efeito vulcânico. Ou seja, se você aprender a observar e reconhecer tais sinais saberá que a hora de dormir se aproxima. Assim, poderá ajudar o seu bebê a descansar antes que ele fique cansado demais.

Alguns sinais de sono clássicos dos pequenos:

– Bocejar
– Coçar a orelha
– Esfregar os olhos
– Ficar agitado ou irritado

Então, observe a janela de sono e os sinais de sono do seu bebê para saber o momento certo de encaminhar as sonecas. Isso vai contribuir e muito para o sono do seu filho.

Aliás, se o seu filho tem dificuldade nas sonecas, o sling pode ser um aliado para ajudá-lo a dormir, especialmente nos primeiros meses de vida. Fica a dica 😉

3 – Investir em um ritual de sono

O ritual de sono nada mais é do que uma sequência de atividades realizadas todos os dias, na mesma ordem e com início no mesmo horário. O objetivo é sinalizar para a criança que a hora de dormir se aproxima.

Algumas sugestões que podem compor o ritual de sono: um banho relaxante, uma massagem e uma música tranquila ou história. Ele pode ser feito com uma luz mais suave e depois das etapas a criança está pronta para o descanso noturno.

4 – Estruturar uma rotina

A rotina deixa o dia do bebê mais previsível e transmite segurança. A criança costuma responder desde cedo muito bem à rotina e isso contribui para uma hora de dormir sem choro.

É importante observar que nos 3 primeiros de vida tanto o sono quanto a alimentação ocorrem em livre demanda. Geralmente a partir de 3 ou 4 meses que os pais conseguem incorporar uma rotina com horários mais definidos, especialmente em relação às sonecas.

No início pode ser mais difícil e tudo bem. Uma dica que costuma ser útil é observar os horários da criança e anotar em um bloco para a partir disso tentar organizar a rotina, de acordo com o ritmo do bebê.

***

Esperamos que as dicas sejam úteis para excelentes noites de sono!

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.