Educação

Educação bilíngue: como introduzir o inglês na rotina das crianças3 minutos de leitura

18/01/2019 3 min read

Educação bilíngue: como introduzir o inglês na rotina das crianças3 minutos de leitura

Reading Time: 3 minutes

Uma educação bilíngue pode começar em casa, a partir dos primeiros meses de vida do bebê. Afinal, a introdução do inglês na rotina já acontece de uma forma natural, seja através de jogos, músicas, programas na TV, etc.

As crianças, atualmente, estão muito mais expostas ao idioma e isso contribui na aproximação com a língua. Então, os pais podem aproveitar a oportunidade para incentivar ainda mais a aprendizagem, de uma forma lúdica e divertida.

Confira dicas para introduzir o inglês na rotina do seu filho:

1 – Livros

O hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo, pois ela contribui na formação do pensamento crítico, na ampliação de vocabulário e no conhecimento de mundo. Isso sem falar no estímulo à imaginação, ainda mais quando estamos pensando em pequenos leitores.

Sendo assim, apresentar livros infantis em inglês é uma ferramenta para introduzir a língua ao seu filho. Vocês podem ler juntos e conforme ele for crescendo e aprendendo a falar vai passar a repetir algumas palavrinhas presentes nas histórias.

Se você tem o hábito de comprar livros pode encontrar várias opções em inglês nas grandes redes de livrarias. Algumas bibliotecas também têm opções, mesmo que reduzidas, dependendo o local.

Outra sugestão é buscar por livros online em inglês, para ver no tablet ou celular com a criança. Se a intenção é evitar o contato com as telas, você também pode pedir para algum amigo ou familiar que viaje para o exterior com frequência para trazer alguns livros na mala 🙂

2 – Músicas

Quem já ouviu falar do Baby Shark? O famoso tubarão invadiu todas as paradas e já faz muito sucesso no Brasil. Só pela repetição as crianças cantam trechos, então você pode estimular o contato do seu filho com músicas internacionais para vocês cantarem e dançarem juntos.

Detalhe: nem só de Baby Shark que se vive! Você pode aproveitar para compartilhar com o seu filho as suas músicas favoritas em inglês. Gosta de Beatles, U2, Coldplay ou qualquer outra banda internacional? Transmita isso para o seu bebê, construindo memórias juntos.

3 – Receitas

Crianças a partir de 2 ou 3 anos com certeza vão adorar ir para a cozinha para aprender palavrinhas em inglês enquanto cozinham com os pais. Vá mostrando os ingredientes e repetindo o nome em português e em inglês.

Algumas dicas de receitas que podem ser sucesso no lanchinho da tarde:

– Panquecas
– Cookies
– Bolo
– Pão de queijo
– Salada de frutas

4 – Programas infantis

Controlar o tempo de tela na infância, seja TV, tablet ou celular, é super importante. Além disso, é fundamental ficar de olho no que as crianças assistem, fazendo o melhor direcionamento possível do que é consumido.

Pensando nisso, os pais podem assistir com os filhos programas infantis em inglês. Com a TV por demanda isso fica ainda mais fácil, pela facilidade de tirar a legenda e trocar o idioma do áudio.

No YouTube também é possível encontrar material educativo bem interessante em inglês para a família assistir reunida.

Para saber mais

Algumas dicas extras para os pais que querem introduzir o inglês na rotina dos filhos:

Ebooks gratuitos para crianças

Opções da Amazon de graça para quem tem Kindle.

Dicas de receitas em inglês

Sugestões da BBC para fazer com crianças.

– Canal no YouTube Pinkfong

Músicas e vídeos para crianças menores, sobre cores, formas, etc.

– Canal no YouTube Peekaboo Kidz

Animações sobre ciências e curiosidades para crianças.

Meu bebê bilíngue no Instagram

Perfil que compartilha a experiência de criar crianças bilíngues mesmo morando no Brasil.