Alimentação saudável

Introdução alimentar: 5 dicas para descomplicar

A fase de introdução alimentar pode gerar ansiedade em algumas famílias. É um momento de muita expectativa e que, algumas vezes, termina em frustração. Isso porque a criança pode não se interessar pelo alimento logo, fazer muita bagunça ou comer pouco.

Por isso é importante manter a calma e descomplicar. Isso mesmo: descomplicar a introdução alimentar. Não sabe como? Confira as nossas dicas!

child-933267_19201 – Comece no tempo certo: de modo geral, a introdução alimentar é indicada a partir de 6 meses. Até lá, a orientação dos órgãos de saúde é manter a amamentação em livre demanda. Caso tenha alguma dificuldade para amamentar, procure o apoio e suporte de uma consultora de amamentação. Ela pode contribuir com dicas práticas para melhorar a pega, estimular a produção de leite ou para outras situações.

2 – Controle a ansiedade: a introdução alimentar do bebê deve começar a partir do sexto mês. No entanto, isso não significa que com 6 meses e um um dia o pequeno vai estar mandando ver em um pratão de comida. Algumas crianças podem demorar um pouco mais e isso é super normal e não vai prejudicar a sua saúde.

3 – No início a criança vai comer pouco: entender a introdução alimentar como um processo vai ajudar a perceber que no início a aceitação pode ser lenta. A criança pode experimentar uma ou duas colheradas e não querer mais. Pense que é tudo novidade para você e para o baby. Além disso, lembre-se que o estômago do bebê é pequeno e está se acostumando com os novos alimentos.

4 – Deixe a criança explorar os alimentos: existe um método de introdução alimentar chamado BLW, baby-led weaning, ou introdução alimentar guiada pelo bebê. Consiste em oferecer os alimentos em pedaços maiores para a própria criança explorar não só o sabor, mas também textura, formato e consistência. É uma alternativa que pode ajudar.

5 – Vai dar bagunça: muitas vezes a introdução alimentar vai resultar em bagunça e sujeira de comida. Faz parte e vamos combinar: não é uma fofura baby sujo de comida? Com certeza vai render fotos lindas e lembranças memoráveis de uma fase que pode ser ainda mais gostosa quando descomplicada.

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.