Alimentação saudável

8 sugestões de lanches para a viagem em família

É só colocar o pé na rua que as crianças começam: “Mãe, tô com fome”! Se você se identifica com isso provavelmente vai gostar do post de hoje porque temos 8 sugestões de lanches para a viagem em família. Opções práticas e saudáveis tanto para trechos de carro quanto para levar junto na mala de mão em voos.

8 sugestões de lanches para viagem 

1 – Frutas: banana, maçã, pêra e tangerina são algumas dicas para a viagem com crianças. Lembre-se de higienizar bem frutas que serão comidas com a casca.

2 – Sucos: um suco pode ser ótimo para refrescar, especialmente em dias quentes. Garrafinhas térmicas ajudam a manter a bebida fresca por mais tempo. Algumas opções de misturas para um suco caseiro:

Suco verde: mamão, laranja, acerola e couve

Reforço para a imunidade: acerola (fonte de vitamina C) beterraba, cenoura

Alternativa para os dias quentes: abacaxi e hortelã

Se optar por sucos industrializados fuja das opções chamadas de “néctar”, pois elas contêm muito açúcar. As alternativas mais saudáveis costumam ter no rótulo “suco integral da fruta”.

3 – Biscoitos: prefira as versões mais saudáveis dos biscoitos, sempre conferindo os rótulos. Uma sugestão que costuma fazer sucesso com os pequenos são os biscoitos de polvilho integral, que é assado. Para o transporte um porta biscoitinho é uma dica bacana, pois ajuda a evitar acidentes com biscoitos por todos os lados e limita a quantidade para a criança.

4 – Iogurte: prefira as versões naturais ou desnatadas. A embalagem do tipo garrafinha é uma boa escolha para viagens, por não exigir colher.

5 – Mix de castanhas: sugestão para crianças maiorzinhas. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais em embalagens menores, perfeitas para viagens.

6 – Ovos cozidos: seu filho adora ovo? Então que tal levar um ovo cozido para a viagem? Ótima opção para trechos mais longos, para variar nos snacks. Para conservar adequadamente cozinhe bem o ovo e depois resfrie com a casca em água fria. Leve com a casca em uma lancheira e abra apenas na hora de dar para seu filho. Evite esperar muito para oferecer, especialmente em dias quentes.

7 – Vegetais: outra opção para o lanche da viagem é cortar vegetais in natura, no estilo “finger food”, ou seja, para comer com as mãos. Palitinhos de cenoura, pepino e tomate cereja são alguns vegetais que costumam fazer sucesso com as crianças.

8 – Sanduíches: a dica é bacana e costuma agradar inclusive os adultos. Isso porque é possível fazer variações entre os sanduíches, conforme o paladar de cada integrante da família. Para proteger o sanduíche, envolva-o em papel filme ou alumínio.

Sugestão de mistura para sanduíche: use ricota, queijo tipo cottage ou cream cheese como base. Depois coloque no processador com seus ingredientes favoritos, como salsinha, atum, frango, cenoura, entre outros.

Lanches para viagens de avião

Em caso de viagens de avião é importante ter em mente alguns detalhes importantes:

– Não são permitidos líquidos acima de 100 ml (atenção para iogurtes e sucos).
– Alguns países ou companhias aéreas podem ter restrições (inclusive para frutas e sementes!). Por isso, sempre faça uma pesquisa específica antes do embarque para evitar surpresas. Qualquer dúvida entre em contato direto com a companhia responsável pelo voo.

Para carregar os lanches para a viagem

Não esqueça de carregar os alimentos em embalagens específicas, principalmente itens que precisam ser conservados. Bolsas térmicas e lancheiras são uma ótima alternativa para isso.

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Londres com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.