Colar de âmbar, Desenvolvimento infantil

Primeiros dentes do bebê: perguntas e respostas para as suas principais dúvidas

Cada nova fase do seu pequeno é uma descoberta: as cólicas, o virar, sentar, engatinhar e primeiros passos. Aliás, novidade para pais e filhos!

Com os primeiros dentes do bebê não é diferente, ainda mais que algumas crianças sentem alguns incômodos na gengiva, podendo ficar mais sensíveis, babando bastante ou colocando a mão e brinquedinhos na boca para tentar aliviar.

Confira também: Incômodos com o nascimento dos dentinhos: como lidar?

E por ser um marco importante no primeiro ano de vida, é normal os pais, mesmo os que não são de primeira viagem, terem dúvidas ou inseguranças, tanto para ajudar o filhote com os incômodos quanto para cuidar da higiene dos primeiros dentes do bebê.

Por isso, a BB + Lindo apresenta perguntas e respostas quando o assunto é a dentição dos pequenos e higiene bucal na infância. Confira e tire todas as suas dúvidas!


– Quando surgem os primeiros dentes do bebê?

Os primeiros dentinhos nascem entre 4 e 10 meses, mas o período é individual e varia muito entre as crianças.

– Quando a dentição de leite é completada?

Os 20 dentes de leite costumam nascer até os 3 anos de idade.

– O nascimento dos dentinhos normalmente é acompanhado por incômodos como gengiva inchada e muita baba?

Não necessariamente. Isso varia de criança para criança. Enquanto algumas não sentem nada diferente, outras podem apresentar um ou mais sintomas que indicam o nascimento dos dentes.

– Se a criança apresentar algum incômodo, como os pais podem ajudar?

Bebidas ou alimentos frios ou gelados podem aliviar, assim como uma massagem suave na gengiva. Outra dica é oferecer mordedores geladinhos para o bebê brincar.

Bernardo, filho da @talimaedobe

– O colar de âmbar pode ser usado para ajudar?

Os acessórios de âmbar são aliados naturais na hora de prevenir incômodos com o nascimento dos dentes do bebê. O âmbar é uma resina natural que em contato com a pele produz ácido succínico, que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Por isso, pode ajudar a aliviar o inchaço na gengiva provocado pelo surgimento dos dentinhos.

Veja ainda: Benefícios do colar de âmbar para bebês e crianças


– Quando os pais devem começar a escovar os dentes do bebê?

A boca do bebê deve ser limpa desde o nascimento, ao menos uma vez por dia, com uma gaze ou paninho limpo. A partir dos 4 meses, a gaze pode ser substituída por uma dedeira de silicone que pode, inclusive, ajudar na massagem da gengiva quando a mesma estiver se preparando para receber os primeiros dentes. Assim que eles nascerem, a escova de dente já é recomendada.

– Como escolher a escova de dente?

É importante observar a recomendação por idade. De modo geral, a escova ideal deve ter cerdas macias e arredondadas e cabeça adequada ao tamanho da cavidade oral da criança.

– E como escolher o creme dental?

Inicialmente é indicada pasta dental sem flúor e, por volta dos 3 anos ou em situações específicas, com flúor.

– Quantas vezes devemos escovar os dentes dos pequenos?

Após as principais refeições, com atenção especial para a escovação noturna.

– E se a criança chora para escovar os dentes?

Os pais podem tornar a escovação um momento lúdico e divertido. Músicas podem ajudar! Além disso, um espelho na altura da criança vai permitir que a mesma se veja escovando os dentes, o que é muito interessante. Escovar os dentes de bichinhos de pelúcia é outra dica que costuma ajudar, além de toda família escovar os dentes junta, para os adultos servirem de exemplo aos pequenos.

– Quando deve acontecer a primeira consulta ao dentista?

O mais indicado é por volta dos 6 meses, quando surgem os primeiros dentes. No dia, os pais receberão informações e dicas sobre a higiene bucal e dados nocivos, como chupar o dedo, uso da chupeta, entre outros. Depois, o ideal seria um retorno a cada meio ano para acompanhamento e limpeza.

Posso usar fio dental no meu filho?

Em bebês não é necessário. O uso do fio dental torna-se indispensável a partir do momento em que os dentes começam a se encostar (ponto de contato) e isso vai depender do tipo de arco de cada criança. Por isso que alguns já precisam usar com 2 anos, enquanto outros começam a ter necessidade de usar com 5 ou até 6 anos. O dentista da criança pode fazer uma recomendação mais específica.

***

Esperamos que as dicas ajudem nos cuidados com os dentes do seu filhote!

Ananda Etges

Jornalista e projeto de mãe de dois, o Vítor e a Clara. Mora em Liverpool/Inglaterra com a família e trabalha home office com a loja mais linda do mundo: a BB + Lindo.