Mala de maternidade: lista para conferir se não falta nada!

Todas as dicas para a hora de arrumar a mala de maternidade da mãe, do bebê e do pai! Uma lista completa para você não esquecer de nada ;)

Vai chegando o fim da gravidez e algo que deve ser pensado é a mala de maternidade. Arrumar tanto as coisas da mãe quanto do bebê que serão levadas para o hospital na hora do nascimento é um momento muito importante.

mala_de_maternidade03 (1)

Primeiro porque envolve toda a expectativa das últimas semanas de gestação. Em breve você terá o seu pequeno nos braços e a mala representa que o dia está chegando! Segundo porque muitas dúvidas podem surgir, como: estou levando muita coisa? Não vai faltar nada?

Os questionamentos são normais. Em uma rápida busca pela internet você com certeza vai achar mil e uma sugestões quando o assunto é a mala de maternidade. Mas como adaptar os modelos para as suas necessidades? O fundamental aqui é ter em mente que as listas são uma base e que cada mãe deve analisar as opções até chegar na sua própria lista.

A mala de maternidade ideal deve ser:

– Prática: ter tudo separadinho e fácil de achar é essencial. Isso porque assim fica mais fácil na hora de alguma enfermeira ou familiar buscar algo que precisa para você ou para o bebê.

– Compacta: arrumar a mala de maternidade é uma alegria! Mas e desfazer? Melhor equilibrar a quantidade de coisas para carregar, chegando em um alternativa compacta. Assim você leva o que realmente vai usar e tem menos trabalho depois para guardar tudo em casa de novo.

– À prova de esquecimentos: você não quer esquecer dos itens básicos, né? Afinal, quando o bebê nasce pode ser aquela correria. Hospital, família, primeiros cuidados. Toda atenção para o recém-nascido e a mãe. Desnecessário alguém ter que passar em casa só para buscar algo importante que faltou, não é mesmo?

Dicas básicas para a mala de maternidade

A melhor dica é arrumar a mala com algumas semanas de antecedência, levando em consideração a data prevista para o nascimento. Assim você fica tranquila, até se tiver alguma surpresa antes da hora.

Outra sugestão é arrumar logo o que já pode ser guardado na mala de maternidade e deixar uma lista com os itens que devem ser adicionados no último minuto, em um lugar fácil de ver. Por exemplo: escova de dente, de cabelo e outras coisas que você pode precisar no dia a dia. De tal forma, quando for para o hospital você ou o marido adiciona o que falta rapidinho.

Uma coisa importante a ser observada antes de arrumar a mala de maternidade é que a alta após o parto normal e a cesárea pode variar, inclusive conforme hospital. Se possível, informe-se com a instituição de saúde ou com o seu obstetra sobre em quantos dias costuma acontecer a liberação após o nascimento. Com base nisso você pode calcular a quantidade de roupa necessária, sempre tendo uma margem para qualquer eventualidade.

Mala de maternidade do bebê

A mala de maternidade do bebê pode ser finalizada antes da bolsa da mãe, uma vez que nada estará em uso.

Para deixar tudo organizado é útil separar os conjuntos de roupa completos em saquinhos, com a combinação que você deseja. Inclusive você pode identificar cada um com a ordem de preferência, como “1ª roupa”. Assim, quem for vestir o bebê encontra os itens com facilidade.

Na hora de arrumar a mala de maternidade não esqueça de fazer as escolhas com base na estação do ano e temperatura média onde você vive em tal época. No verão os tecidos podem ser mais leves, bem como a manta. Já no inverno é importante ter opções mais quentes.

Checklist para a mala de maternidade do bebê

Observe que as quantidades são apenas sugestões para você avaliar com a sua necessidade. Lembre-se de lavar todas as roupas antes do uso, com sabão de coco neutro ou produto adequado para roupas infantis.

– Fralda
– Lenço umedecido
– 6 macacões
– 6 bodies
– 6 calças para usar por baixo da roupinha (tipo pijaminha)
– 2 mantas para manter o bebê aquecido
– 2 casaquinhos com botões (para vestir em cima do macacão se necessário)
– Fraldas de tecido ou paninhos de boca
– 6 pares de meia
– Luva (se achar necessário)

mala_de_maternidade02 (1)

Checklist para a mala de maternidade da mãe

– 3 pijamas com abertura fácil para a amamentação ou roupas confortáveis (lembre-se que elas podem sujar, especialmente com o sangramento pós-parto, então é bom ter algo extra)
– 1 troca de roupa completa para a saída do hospital
– 5 calcinhas confortáveis
– 3 sutiãs de amamentação
– Chinelo para andar no quarto (algo confortável pensando que os pés podem estar inchados)
– Meias
– Absorvente para o seio
– Absorventes de pós-parto (também existem calcinhas descartáveis e absorventes para o pós-parto, que podem ser uma opção interessante)
– Podutos de higiene pessoal (escova e pasta de dente, escova de cabelo, shampoo, condicionador, sabonete e itens de maquiagem, se desejar)

Checklist para a mala de maternidade do pai

– Pijama (se for dormir na maternidade)
– Itens de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, além de escova de cabelo
– Uma troca completa de roupa

Outros itens importantes

– Documentos pessoais da mãe e do pai
– Dinheiro ou cartão de crédito
– Carteira do plano de saúde ou cartão do SUS
– Informações do pré-natal (geralmente a gestante possui alguma pasta ou arquivo com detalhes importantes)
– Máquina fotográfica e/ou filmadora (confira bateria e cartão de memória)
– Celular e carregador de celular
– Lembrancinha de maternidade
– Enfeite para a porta da maternidade (assim como a lembrança de maternidade, não é essencial, mas se você optar por ter não pode faltar na mala)

Esperamos que as listas ajudem nos preparativos para a chegada do seu bebê! Que seja um momento lindo e super especial (:

Acesse o nosso blog e fique por dentro!
Em dúvidas entre em contato com a gente através do nosso Instagram @ambardobaltico.

NO INSTAGRAM

+550 mil seguidores no Instagram!

@ambardobaltico

FAQ - Central de Ajuda

Produtos em Destaque

Frete Grátis Brasil

sem valor mínimo

Âmbar 100% genuíno

Fornecedores de confiança

Garantia Exclusiva

6 meses para todas as peças

Compra Segura

Aceitamos todos os cartões

FILTRAR POR

CATEGORIA

PÚBLICO

COR

ACABAMENTO

TAMANHO

PEDRA NATURAL

MODELO

TIPO DE FECHO

Envie sua pergunta
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui é a Beatriz, caso tenha alguma dúvida eu estou aqui para te ajudar! É só enviar uma pergunta.