5 dicas para uma paternidade mais ativa

Saiba como a paternidade mais ativa pode ser positiva para toda famíla e como colocá-la em prática na rotina com filhos.

Uma paternidade mais ativa tem reflexo no crescimento e desenvolvimento dos filhos, ou seja, se você pai for mais participativo com os seus filhos, com certeza o desenvolvimento dos pequenos será muito melhor.

Contribui para crianças mais seguras, confiantes e pode inclusive influenciar nos pais que os filhos serão no futuro. Além disso, é algo fundamental no exercício da maternidade por parte da mãe, que precisa muito mais que uma “ajudinha” na rotina com os filhos.

Isso porque pai não ajuda. Pai deve dividir as responsabilidades envolvidas na vida dos filhos, esteja ele junto com a mãe ou não. Afinal, quando existe uma criança na história o elo vai muito além de um relacionamento homem e mulher.

Entre os benefícios de uma paternidade mais ativa estão:

  • A criança se desenvolve mais saudável;
  • A mãe fica menos sobrecarregada;
  • O pai tem a oportunidade de contribuir diretamente com a criação dos filhos, o que gera satisfação pessoal e fortalece o vínculo.
5 dicas para uma paternidade mais ativa
5 dicas para uma paternidade mais ativa

1 – Participe dos cuidados diários para uma paternidade mais ativa

Especialmente no primeiro ano do bebê, o vínculo se estabelece muito a partir das atividades da rotina, como a hora do banho, o ritual de sono, os cuidados com alimentação. Então, divida as tarefas com a mãe da criança, para que ambos possam se dedicar e conhecer os gostos e preferências do filho.

2 – Tenha um tempo sozinho com seu filho

É importante que tanto o pai quanto a mãe tenham oportunidades para estar a sós com o filho. Conforme a criança for crescendo, o momento pode ser relacionado com algum hobby dos pais, como algum esporte (fazer uma aula de natação juntos, assistir uma partida de futebol, etc). Outra dica é visitar lugares que são importantes para os pais, apresentando para os filhos. Pode ser a cidade dos avós, um museu, biblioteca ou parque.

3 – Tenha um tempo só para você e proporcione isso para a mãe também

Além de pai você também tem suas vontades e compromissos, certo? O mesmo vale para a mãe, que também quer passar um tempo com as amigas, ir ao cinema ou sair para janta sem filhos. Então, assuma os cuidados com os filhos para poder proporcionar isso para ela.

4 – Não espere para agir

A sala está uma bagunça? Recolha os brinquedos. A criança está com fome? Prepare algo para comer. Não espere sempre a mãe para ter as coordenadas do que fazer. Mostre iniciativa.

5 – Seja pai ativo além de brincar

Brincar com os filhos é bom? É ótimo! No entanto, a vida de uma criança vai muito além de brincar. Então, é fundamental que o pai seja ativo em toda a rotina, desde os cuidados da casa, acompanhamento da educação (fazer lições, participar de eventos na escola, reuniões com professores) até a parte de diversão, como passeios, brincadeiras e viagens.

Contudo, que cada família possui a sua dinâmica e muito disso é também em função da vida profissional do pai e da mãe. No entanto, o pai trabalhar mais horas ou ter um salário maior  do que a mãe não deve servir como desculpa para ausências.

Por fim, a palavra chave é dividir e assumir um papel principal na vida dos filhos. Nada de ser coadjuvante da mãe por ser homem. O filho é de ambos e assim deve ser em todas as responsabilidades que a maternidade e paternidade apresentam.

Acesse o nosso blog e fique por dentro!
Em dúvidas entre em contato com a gente através do nosso Instagram @ambardobaltico.

NO INSTAGRAM

+550 mil seguidores no Instagram!

@ambardobaltico

FAQ - Central de Ajuda

Produtos em Destaque

Frete Grátis Brasil

sem valor mínimo

Âmbar 100% genuíno

Fornecedores de confiança

Garantia Exclusiva

6 meses para todas as peças

Compra Segura

Aceitamos todos os cartões

FILTRAR POR

CATEGORIA

PÚBLICO

COR

ACABAMENTO

TAMANHO

PEDRA NATURAL

MODELO

TIPO DE FECHO

Envie sua pergunta
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui é a Beatriz, caso tenha alguma dúvida eu estou aqui para te ajudar! É só enviar uma pergunta.